Psicanálise Clínica - CETEP - Psicanalise Campinas

Ir para o conteúdo

Informações sobre o Curso

Objetivo do Curso
O curso forma Psicanalistas profissionais preparados para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heterose agressiva, angústias e crises de toda ordem, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária; empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.
Como Psicanalista Profissional você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável e uma personalidade robusta e por isto mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais. Poderá abrir seu consultório psicanalítico.
Sobre o Curso de Formação em Psicanálise
O Curso de Formação em Psicanálise do CETEP faz de você um Psicanalista preparado para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais.
Tornando-se um Psicanalista e você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável e uma personalidade equilibrada é mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais.
O Curso visa também a prática profissional da Psicanálise com crianças, adolescentes, famílias, instituições e comunidades, fornecendo elementos teórico-práticos que possam ampliar as competências para atuações profissionais em outros campos de relevância social.
Formando-se como psicanalista você terá maior inserção no mercado de trabalho, tanto para aqueles que pretendem ingresso quanto para profissionais de qualquer área que pretendem desenvolvimento através de sólida formação psicanalítica, aprofundamento profissional, melhor qualificação, formação diversificada e inter-relações de saberes.
O curso de formação em Psicanalise do CETEP - CENTRO DE ESTUDOS DE TERAPIAS E PSICANALISE oferece primeiramente um crescimento e conhecimento pessoal exponencial, você compreenderá melhor a si mesmo(a) e aos outros. Terceiro acrescentará uma qualificação curricular a sua profissão e por último uma nova profissão. SERÁ UM(A) PSICANALISTA CLÍNICO.
Tenha uma das profissões mais promissoras da atualidade.
Proposta de Formação
Nosso Programa de Formação em Psicanálise e segue o tripé psicanalítico estabelecido por Freud: conhecimentos teóricos, supervisão e análise pessoal.
São diversas atividades que juntas compõem a Formação em Psicanálise CETEP: estudos de teoria psicanalítica, grupos de estudos, grupos de leituras, conferências teórico-clínicas, estágio, supervisão e análise pessoal (veja abaixo conteúdo programático completo).
O Curso está dividido em 03 (três) partes:
I – TEORIA
Parte Teórica – Presencial ou em EAD/ Educação à distância - 34 Módulos (matérias)
O objetivo desta parte do curso é proporcionar conhecimentos que lhe permita lidar praticamente com os casos clínicos. O curso sendo todo Freudiano dado por psicanalistas com anos de experiência, explicando todo conteúdo e trazendo experiências de consultório relacionados aos casos estudados.
II - ANÁLISE PESSOAL
Análise Pessoal – Presencial Por profissional de no minimo - 100 horas
As sessões de análise pessoal visam propiciar experiência básica de contato com o inconsciente e com processo de lidar com as angústias impedidoras do desenvolvimento emocional. E devem ser conduzidas de modo a permitir a retomada do desenvolvimento emocional estacionado em alguma área ou áreas da mente. A finalidade essencial de tal análise pessoal é atingir alto grau de estabilidade de caráter e de maturidade emocional e ainda lhe capacitará a acessar o seu próprio inconsciente utilizando as técnicas e as ferramentas da própria psicanálise.
III - SUPERVISÃO
Estágio Supervisionado
Presencial - com o propósito de capacitar o aluno para o exercício consciente da Profissão e propiciar a auto-análise - 50 horas
Os objetivos da supervisão são: adestrar o candidato no uso do método psicanalítico; ajudá-lo na aquisição da capacidade de lidar com pacientes com base no entendimento do material analítico; observar o trabalho do candidato e avaliar em que medida a análise pessoal atingiu ou esta atingindo seus objetivos e apreciar sua maturidade e estabilidade para o trabalho analítico durante um período prolongado de tempo. Esse procedimento é feito assim: depois que você terminar de fazer a leitura e o estudo da parte teórica, e as sessões de análise pessoal, você irá começar a atender as primeiras pessoas para tratamento com a psicanálise, e esse atendimento será feito sobsupervisão de um profissional que nós lhe indicaremos.
Duração do Curso
Tempo de curso: de 2 anos a 3 anos (conforme o número de disciplinas cursadas por semestre).
Investimento
34 modulos de R$ 220,00 cada.
Horário/dia das aulas presenciais
Aulas presenciais uma vez ao mês com 2 opções de Turmas. (No modo EAD as aulas são transmitidas ao vivo).
TURMA aos 4º SÁBADO (manhã) das 8h30 às 12h.
TURMA aos 4º SEGUNDA-feira (noite) das 19h às 23h.
Reconhecimento da profissão
O Curso de Formação em Psicanálise é um Curso Livre NÃO reconhecido pelo MEC. Porque não é reconhecido pelo MEC? Porque nenhuma escola de psicanálise do Brasil aceita as regras do MEC para reconhecimento. No entanto, apesar de não ser reconhecido pelo MEC (como não são os demais cursos de formação em Psicanálise do Brasil), este curso é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97. O profissional formado estará plenamente habilitado a exercer a ocupação de PSICANALISTA CLÍNICO, de acordo com o item COMPETÊNCIA PESSOAL, prescrito na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO nº 2515-50 em todo território nacional.
Carga horária total
450 horas.
Certificados
Após a conclusão o aluno receberá:
  • Certificado de formação em Psicanálise Clínica.
  • Credencial de Psicanalista Clinico válido em todo o território nacional.
  • Carteira de Associado a Associação Nacional de Terapeutas e Psicanalista Clinicos de SP (se o aluno optar pela filiação).
Documentação necessária
Ao se matricular no Curso de Formação em Psicanálise, será necessário apresentar uma cópia do RG, CPF e certificação de escolaridade e comprovante de endereço.
Público alvo
O Curso de Formação em Psicanálise é indicado para pessoas que atuam:
Na área de ciências humanas: medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc.
Áreas afins; capelães, conferencistas, pastores, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
Trabalham nos diversos serviços de Saúde: ONGS, hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.
Como é o material didático
O CETEP- Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise fornece para os seus alunos o acesso EAD todo o Material didático das aulas, filmes, vídeos, textos, livros digitais, etc. de forma digital e incluso.

Invista em você!

Não necessariamente você precisará clinicar, a psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docencia, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes, etc.

Além disso, a psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do auto-conhecimento e dos fenômenos comportamentais. O principal objetivo de uma existência é compreender a própria mente.
Voltar para o conteúdo